DestaqueRural

Encontro debate agricultura familiar nas escolas da região

Representantes do poder público e da sociedade civil, do segmento da agricultura familiar, do Território de Identidade Extremo Sul, reuniram-se na sede da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), em Teixeira de Freitas, para dialogar sobre compras governamentais no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a inserção de produtos da agricultura familiar na alimentação escolar de escolas públicas do território.

O encontro, que teve o apoio e a participação de uma equipe de dirigentes e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), entidades prestadoras de assistência técnica e extensão rural (Ater), do Núcleo Territorial de Educação e do Colegiado do Território de Identidade Extremo Sul, abordou a viabilização da comercialização de feijão, farinha, mandioca descascada e embalada a vácuo, amendoim, milho verde, verduras pré-processadas, polpas de frutas de diversos sabores, e tempero pronto, produzidos por associações e cooperativas do Extremo Sul.

A diretora de Agregação e Valor e Acesso a Mercado da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), Elisabete Costa, avaliou positivamente a reunião em que gestores de 31 escolas públicas conheceram o que é produzido pela agricultura familiar do território: “Queremos garantir alimentação saudável da agricultura familiar para crianças e jovens das Escolas da Rede Pública Estadual. É uma garantia de renda para quem produz e qualidade de vida para quem consome”.

Participaram da reunião representantes das escolas estaduais de municípios do território e agricultores familiares, que apresentaram uma amostra do que é produzido pelas associações e cooperativas no território, para demonstração e degustação.

“A ideia foi dialogar com os diretores e diretoras de escola sobre a importância de comprar produtos da agricultura familiar local”, ressaltou a coordenadora do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF/SDR), do Extremo Sul, Fabiana Longo.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios