DestaqueVídeos

Vídeo denuncia ambulâncias novas ‘escondidas’ em garagem em Itamaraju

Um vídeo gravado na manhã deste sábado 3, por um morador da cidade  de Itamaraju no extremo sul baiano,  denuncia ambulâncias novas, doadas pelos Governos Federal e Estadual, estariam sendo mantidas escondidas em uma garagem que seria do município.

Segundo o morador, que pediu para não ter o nome divulgado, a nova ambulância Padrão SAMU foi doada pelo Governo Federal em 2017, porém, desde janeiro que se encontra na cidade, parada e estacionada nessa garagem. O município possuía dois veículos de emergência, e atualmente apenas um está em operação, tendo em vista que a segunda ambulância encontra-se quebrada desde 2016.

Já a outra ambulância, de porte menor, foi doada pelo Governo do Estado em Janeiro, e até o momento não entrou em operação. O morador ainda denuncia que a demora em colocar as ambulâncias para circular tem ocorrido por conta de que existem “apadrinhados” do secretário de Saúde com ambulâncias locadas ao município. Ainda segundo as denúncias, os veículos locados atenderiam a pedidos pessoais de vereadores, em troca de apoio ao titular da pasta que só permanece no cargo graças à intercessão de membros do legislativo.

No vídeo o morador desabafa. “Enquanto o município paga aluguel de ambulância dos apadrinhados do secretário de saúde, aqui tem duas novas escondidas”. O mesmo secretário Elan Wagner,  já foi denunciado à ouvidoria do SUS pelo grupo Fiscaliza Itamaraju por ter escondido outra ambulância, modelo Renault Rontan ano 2014, também doada pelo Governo do Estado e que até o momento seu paradeiro é desconhecido. Elan também responde juntamente com o prefeito Marcelo Angênica (PSDB) por ter supostamente contratado uma empresa fantasma para locar veículos para o município.

Manobra política:

De acordo com um funcionário da prefeitura, as ambulâncias estão guardadas desde janeiro na garagem aguardando uma “vaga na agenda dos deputados do prefeito”. Segundo o servidor municipal, os deputados viriam à cidade participar de ato político onde realizariam também a entrega dos veículos, na tentantiva de atribuir a eles a conquista dos veículos que foram doados pelos Governos Federal e Estadual. “Só vai entregar quando Adolfo, Jutahy e ACM Neto puderem vir a Itamaraju juntos”, finalizou o servidor que preferiu manter seu nome em sigilo temendo retaliações.

Nova denúncia ao MP

O Grupo Fiscaliza Itamaraju promete protocolar nessa segunda-feira 5, uma nova denúncia no Ministério Publico Federal exigindo a devolução dos valores que estão sendo pagos pelo aluguel de ambulâncias em Itamaraju. Segundo um membro do grupo, o município recebeu três novas ambulâncias, sendo desnecessário manter outras duas alugadas. “Além dos veículos próprios, existiam duas ambulâncias alugadas, porém em 2017 o município ganhou três carros novos,  não havendo justificativa para manter o aluguel, tem ambulância de sobra, basta colocar para rodar”, denuncia o membro do Fiscaliza Itamaraju.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios