Destaqueturismo

Movido pela fé e devoção, turismo religioso cresce na Bahia

Cresce cada vez mais o número de pessoas que viajam por cidades baianas, motivadas pela fé e devoção. O chamado turismo religioso encontra mesmo na Bahia um grande potencial. Municípios com vocação religiosa, como Bom Jesus da Lapa, Serrinha, Monte Santo, Cachoeira, Maragojipe e Rio de Contas, recebem esses visitantes especialmente nos períodos de suas romarias e nos feriadões da Semana Santa ou de Corpus Christi, quando milhares de devotos aproveitam para visitar templos, santuários e igrejas históricas, bem como assistir às celebrações, levando energia de paz, orações, geração de empregos e renda a essas localidades.

De acordo com estimativa da Igreja Católica – responsável pela grande maioria dos eventos religiosos que acontecem no interior do Estado –, a Bahia movimenta cerca de cinco milhões de pessoas por ano com o turismo religioso, incrementando a procura por hospedagem, alimentação e artesanato. O crescimento do seguimento na Bahia, inclusive, motivou a Pastoral do Turismo da Arquidiocese de Salvador (PASTUR) a trazer o Congresso Brasileiro de Turismo Religioso, que ocorrerá de 9 a 12 de maio, para Salvador.

“O turismo movido pela fé também leva o visitante a conhecer outros atrativos, beneficiando o entorno do destino principal. Por esta razão, a Secretaria Estadual do Turismo (SETUR) atua em vertentes, como a da capacitação profissional, a fim de contribuir para a excelência dos serviços neste segmento”, disse o secretário do Turismo, José Alves, durante o lançamento da programação do congresso, em janeiro último. O coordenador científico do congresso, Padre Manoel Filho, destacou que, além do olhar de evangelização que proporcionam aos fiéis, os eventos turísticos de cunho religioso “são uma potência de crescimento humano e social, com uma prática de turismo que gera emprego e renda com paz, preservação humana e ambiental”.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios