As aulas terminaram e as malas estão prontas para a tão esperada viagem de férias. Para um passeio mais tranquilo, vale a pena prestar atenção em alguns detalhes que garantem mais segurança à casa que ficará fechada e economia de energia elétrica. Medidas simples podem fazer do retorno das férias um momento de alegria, sem sustos ou prejuízos.
Ao sair em viagem, apagar as luzes e desligar os aparelhos eletroeletrônicos pode não ser suficiente para evitar acidentes elétricos, pois o risco de uma sobretensão elétrica continua mesmo que os aparelhos não estejam em funcionamento. Desconectar os aparelhos das tomadas pode trazer uma vantagem a mais: a economia de energia elétrica.
Também é recomendável que os cabos de telefone, de antenas de televisão, de provedores de internet sejam desconectados, pois também podem propagar sobretensões.
No período de férias aumenta a incidência de assaltos a residências, por isso antes de viajar siga algumas orientações. Veja 10 dicas de segurança para tornar o período de férias mais tranquilo:
- Não comente seu plano de férias a estranhos.
- Informe sobre sua ausência a um vizinho próximo e procure manter contato com ele periodicamente durante a viagem.
- Não deixe evidente que a casa está vazia. Se a ausência for prolongada, peça que alguém recolha sua correspondência e abra as portas e janelas. Também peça para regarem as plantas.
- Não deixe que as luzes fiquem acesas durante o dia. Opte pela instalação de um timer, que acende as luzes somente no período noturno.
- Suspenda a entrega de jornais e revistas, caso seja assinante – ou peça para a mesma pessoa encarregada de sua correspondência que os recolha.
- Evite manter cofre e valores dentro de casa – dê preferência aos cofres bancários, que são mais discretos e seguros.
- Não deixe a chave de sua residência com terceiros, exceto se forem de absoluta confiança. Também não deixe as chaves nas portas ou próximo a elas. Invasores podem tentar “pescá-las” usando uma janela, ou derrubá-las, puxando-as por baixo da porta com um pedaço de papel ou tapete;
- Desligue a campainha. Sem o ruído da campainha, não se sabe se é defeito ou se a casa está realmente vazia.
- Trincos e trancas devem ser testados antes de sua saída. Se necessário, instale reforços, principalmente nas portas da cozinha e portões laterais. Evite colocar cadeado do lado externo do portão. Isso poderá denunciar a saída dos moradores.
- Se sua casa contar com alarmes sonoros ou luminosos, faça testes periodicamente, avisando seus vizinhos de confiança sobre o equipamento. Desta forma eles ficarão atentos durante sua viagem.