Um projeto chamado de Sucatoteca, desenvolvido por funcionários do Escritório da Embasa em Porto Seguro, conquistou 3° lugar no Prêmio Boas Práticas de Trabalho no Serviço Público, criado pelo Governo do Estado para estimular a criatividade, a produtividade e a eficiência do funcionalismo público. Ao todo, foram 10 iniciativas finalistas de 218 práticas inscritas, sendo 17 apresentadas pela Embasa.Boas A cerimônia de entrega do premio foi realizada pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) no dia 31 de outubro. O projeto Sucatoteca visa a reutilização de materiais descartados pela Embasa após a conclusão de obras de água e esgoto, evitando, dessa forma, o acúmulo e o descarte irregular de restos de tubulação, entre outros objetos sucateados. O projeto já promoveu economicidade de recursos públicos e preservação ambiental por meio da reciclagem de sucatas, na forma de guarda-corpos, placas de sinalização, bancos e até materiais que despertam valores emocionais, como luminárias, vasos de plantas e relógios, como o que foi entregue à Saeb, promotora do Prêmio Boas Práticas, durante a cerimônia de premiação.
Para a fabricação do relógio em estilo vintage, destaque do projeto, o principal item utilizado foi um aro quebrado de um poço de visita da rede de esgoto. “É uma sucata que não tem mais nenhum valor para a Embasa, mas que para o nosso projeto tem uma grande importância”, disse o colaborador pioneiro do projeto, Antônio de Jesus Silva. O relógio foi entregue a representantes da Saeb, que agradeceram e informaram que o presente da Embasa ficará exposto por um pedestal na entrada da secretaria.
Para o gerente da Embasa em Porto Seguro, Ricardo Pacheco, o reconhecimento foi muito significativo. “Eles são muito empenhados no que fazem, estou muito feliz por todos. Merecem todo o reconhecimento que tiveram, são comprometidos com o projeto e com a empresa”, cita Ricardo.
O propósito do projeto, que é motivar os colaboradores, foi alcançado. “Estamos muito felizes e orgulhosos de representar a Embasa em um evento tão importante no Estado, e já estamos trabalhando com novas ideias voltadas a objetos ligados à educação infantil”, disse Antônio.
Damiraldo Silveira, gerente regional da Embasa, disse estar orgulhoso de ter colaboradores tão dedicados na empresa. “É algo que foge da obrigação de colaborador, mas que é tão importante à função de cidadão, principalmente de quem representa a Embasa, que é uma empresa pública que busca sempre a melhoria da qualidade dos seus serviços”, disse Damiraldo. “Tivemos outros projetos também importantes inscritos e eu parabenizo todos eles”, lembra.
O projeto da Embasa que conquistou o 3º lugar no prêmio Boas Práticas de Trabalho no Serviço Público foi representado pelos colaboradores Antônio Silva, Regimar Vieira, Jovenita Andrade, Manoel Xavier e Adenilton Souza, que atuam na Embasa de Porto Seguro.