Um grupo de manifestantes interditou um trecho da BR-101, em frente ao Parque Nacional de Monte Pascoal, na cidade de Itamaraju, sul da Bahia, nesta sexta-feira (26). O ato de protesto foi motivado pela trágica morte de Maria Fátima Muniz de Andrade, conhecida como Nega Pataxó, assassinada a tiros no último domingo (21).
Os indígenas, em meio a cartazes com mensagens como “Parem de nos matar”, reivindicaram justiça e urgência na demarcação de seus territórios. Este protesto segue os bloqueios realizados na BR-101 na segunda-feira (21) pelo Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) em Teixeira de Freitas, Itamaraju e Itabela, em solidariedade à morte de Maria Fátima.
O MST, em nota, expressou solidariedade ao povo Pataxó Hã-Hã-Hãe e instou as autoridades a acelerarem as investigações. Cerca de 500 famílias participaram da ação na segunda-feira.
A filha da vítima, Nega Pataxó, afirmou que sua mãe, uma pajé e irmã do cacique Nailton Muniz, foi assassinada brutalmente durante um ataque de fazendeiros na Fazenda Inhuma, região de Potiraguá, no sul da Bahia. Os depoimentos de Dida Souza e Luiz Uaquim, convocados para os próximos dias, prometem fornecer mais esclarecimentos sobre os eventos que culminaram nessa tragédia.*Foto: Daniel Violal