O Governo da Bahia está destinando R$ 6,4 bilhões para a modernização e expansão das infraestruturas educacionais em todo o estado. O foco principal da iniciativa é o interior, onde o impacto no setor educacional e na economia local é considerável.
A implementação desse projeto já resultou na entrega de 37 das 195 novas escolas planejadas, com outras 53 completas e 80 atualmente em construção ou prestes a começar. Além disso, 25 escolas estão passando pelo processo de licitação. Este esforço é complementado pela expansão de 115 escolas já existentes e pela modernização de 94 unidades, visando criar um ambiente de aprendizado mais atraente e eficiente para os estudantes.
Além das melhorias físicas, o projeto engloba a instalação de infraestrutura esportiva e sustentável, destacando-se a construção de 10 complexos poliesportivos e a instalação de 161 usinas solares fotovoltaicas. Até o momento, quatro complexos poliesportivos foram entregues e 148 usinas solares estão prontas para implementação.
A expansão da educação em tempo integral é uma das bandeiras do governo estadual, alcançando agora 332 municípios e beneficiando 78.960 estudantes em 496 escolas. A educação profissional também recebeu um grande impulso, estendendo-se a 214 municípios com 263 escolas envolvidas, abrangendo 84.257 alunos.
No total, a Rede Estadual de Ensino na Bahia atende 491.470 estudantes distribuídos em 1.497 unidades, incluindo escolas regulares, anexos e Escolas Família Agrícolas (Efas). Tal iniciativa não apenas eleva a qualidade da educação oferecida, mas também garante a retenção de estudantes no interior, fortalecendo as bases para o desenvolvimento contínuo e integrado da região.