Mais de 250 profissionais da educação, incluindo secretários, diretores e professores de 23 municípios das regiões Sul e Extremo Sul da Bahia, participaram nesta quinta-feira 28, do projeto “Educação é da Nossa Conta – Na Estrada”, realizado no Centro de Educação Profissional 2 de Julho, em Porto Seguro. Esta quarta edição do evento é uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) e do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM), com o apoio de diversas instituições públicas.
Na abertura do evento, a conselheira Carolina Matos, do TCE, destacou os avanços alcançados por meio da iniciativa, que visa capacitar gestores e servidores da área de educação. Segundo ela, o objetivo é melhorar os resultados dos investimentos, a infraestrutura das escolas e, consequentemente, a qualidade da educação oferecida às crianças e jovens nas escolas públicas. Carolina enfatizou a necessidade de persistência nos esforços para garantir melhorias contínuas no ensino.
Os participantes puderam se inscrever em 11 minicursos que abordaram temas essenciais, como “financiamento da educação”, “contratações públicas” e questões sociais como “enfrentamento do racismo e abuso sexual infantil”. Durante a cerimônia, a aluna Kauâne Laís Santos, do Colégio Estadual de Porto Seguro, destacou a importância da educação em sua vida, afirmando que “educação é fundamental para tudo” e que a aprendizagem não tem limites de idade.
A auditora Mariana Coutinho, representando o presidente do TCM, conselheiro Francisco Neto, ressaltou que o evento é uma oportunidade de aproximar as cortes de contas da sociedade, enfatizando a importância do controle pedagógico e preventivo nas ações de fiscalização. Com essa iniciativa, os tribunais de contas buscam não apenas exercer o controle, mas também oferecer orientações e segurança a todos que atuam na educação, promovendo uma gestão mais eficaz e transparente.