Assentados da reforma agrária, quilombolas e comunidades tradicionais agora terão acesso ao sinal de telefonia móvel 4G e internet de alta velocidade nas áreas rurais. Essa iniciativa é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica assinado entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o Ministério das Comunicações (MCom), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
O acordo foi firmado durante a 6ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) e visa promover a inclusão digital e fortalecer políticas públicas que garantam a conectividade no meio rural. O projeto será financiado pelo Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST).
O MDA e o Incra serão responsáveis por mapear as áreas relevantes para a agricultura familiar, enquanto o MCom apoiará as políticas de inclusão digital. A Anatel auxiliará no desenvolvimento das ações de conectividade, assegurando que a tecnologia chegue a todos os agricultores.
Além disso, o MDA também firmou um acordo com os Correios para facilitar o transporte de produtos da agricultura familiar, melhorando a logística e a distribuição de alimentos e outros itens produzidos no campo.



