O Ministério Público Eleitoral de Itamaraju instaurou Procedimento Preparatório contra o blogueiro Bertoni Vininius do Nascimento, conhecido como Bertony Bration, após ele realizar e divulgar ilegalmente nas redes sociais um levantamento eleitoral sobre a intenção de votos para o pleito municipal deste ano, em Itamaraju.
O blogueiro também foi denunciado nas redes sociais por ter realizado a enquete supostamente dados falsos para favorecer o candidato Marcelo Angênica. A publicação foi compartilhada por funcionários da prefeitura, que incluiram a informação falsa de que seria uma “pesquisa” realizada pela revista do blogueiro.
No entanto, nossa equipe verificou o site do Tribunal Regional Eleitoral e não consta registro oficial de nenhuma pesquisa no município de Itamaraju, sendo ilegal a divulgação dos dados apresentados.
Além de Bertony, os servidores da prefeitura de Itamaraju Pedro Garcia e Gabriela Neves também são investigados. A multa para quem divulga pesquisas falsas e sem registro no TRE pode passar de R$ 53 mil.