Com um investimento superior a R$9,3 milhões, a Cooabriel inaugurou recentemente uma nova unidade de armazenagem de café em Camacã, no estado da Bahia. A estrutura, que representa a primeira etapa de um projeto mais amplo, tem capacidade para armazenar até 120 mil sacas de café, podendo chegar a 240 mil sacas ao final do projeto.
A decisão de expandir as instalações foi impulsionada pelo crescimento constante da produção de café na região, atendendo à demanda dos cafeicultores locais. Com mais de 4 mil m² de área construída, a nova unidade é o maior investimento realizado pela cooperativa em 2023 e visa solucionar desafios logísticos enfrentados pelos produtores da região, conforme destacou o superintendente geral da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi.
Pandolfi ressaltou a importância do investimento, afirmando que ele é fundamental para atender à crescente produção de café na região, além de proporcionar soluções logísticas eficientes e de qualidade para os cooperados da cooperativa.
Localizada a cerca de 600km da sede da cooperativa em São Gabriel da Palha, a unidade de Camacã representa um marco na expansão geográfica e estrutural da Cooabriel. O presidente da instituição, Luiz Carlos Bastianello, expressou seu orgulho pela inauguração da nova estrutura, enfatizando os benefícios que ela trará aos cooperados em termos de agilidade e segurança na recepção e armazenagem da safra.
Alinhado aos princípios do cooperativismo, o investimento da Cooabriel busca oferecer suporte e serviços de qualidade para os produtores rurais da região, contribuindo assim para o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida da comunidade.
Os cooperados, como Juarez de Souza Muniz Júnior, destacam a importância da presença da cooperativa na região, que antes exigia deslocamentos para cidades vizinhas em busca de insumos e serviços. Com a nova unidade em Camacã, os produtores locais veem a valorização e o suporte da cooperativa de forma mais próxima e acessível.
Além da unidade de Camacã, a Cooabriel possui outras 12 unidades de armazenagem, totalizando uma capacidade para até 1,8 milhão de sacas. Três novas ampliações estão em andamento em Itabela, Boa Esperança e Vila Pavão, com previsão de aumento da capacidade de armazenagem estática para mais de 2 milhões de sacas. O investimento total nessas ampliações está estimado em torno de R$13 milhões, reforçando o compromisso da cooperativa com o setor agrícola da região.