O Ministério Público de Itamaraju recomendou ao prefeito de Itamaraju, Marcelo Angênica (PSDB), que cumpra, em sua integralidade o decreto do governo do estado que prevê o fechamento do comercio como medida de prevenção ao avanço do Covid-19.
O município de Itamaraju, bem como o de Teixeira de Freitas, Eunápolis e Caravelas driblaram a medida permitindo abertura do comércio e a realização de cultos religiosos, práticas que contrariam as normas estabelecidas no Decreto Estadual 20.259, de 28 de fevereiro de 2021.
A Promotora de Justiça Mariana Araújo Libório apelou para o bom senso recomendando que o município se abstenha de editar atos normativos contrários às restrições impostas pelo Estado da Bahia, e promova medidas visando efetivar a adequada fiscalização quanto ao cumprimento do referido decreto estadual e os que lhe sucederem.
O gestor gravou um vídeo no qual informa que passará a cumprir o decreto a partir desta terça-feira 2, e pede a compreensão da população.
“A gente sabe que o comerciante precisa trabalhar, a pessoa que trabalha precisa que o comércio venda para receber o salário, mas a gente precisa preservar a vida”, disse Angênica.
O prefeito defendeu a manutenção da harmonia entre o município e o governo do estado e pontuou que no momento é preciso recuar por entender a necessidade de proteger a vida das pessoas.
“Esta havendo um aumento do número de casos, e o que é pior, o índice de mortalidade também tem aumentado porque o vírus [Codid-19] está pior”, reconheceu o gestor.