Setembro foi escolhido como o mês internacional dos mutirões de limpeza de praia, o World CleanUp Day. No dia 15 de setembro, 150 países estarão mobilizados para realizar 24 horas de limpeza com o objetivo é conscientizar a sociedade sobre o descarte irregular de resíduos sólidos urbanos que vão parar nos rios e oceanos.O Projeto Meros do Brasil, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, participará do Dia Mundial de Limpeza com uma série de atividades em vários estados do Brasil.
Na Bahia, mais precisamente no extremo sul, em Barra de Caravelas, haverão limpezas da praia do Grauçá; exposição dos resultados das Oficinas de Esculturas e Entalhes do peixe mero e para encerrar a manhã o espetáculo Teatro de Arena. As atividades se iniciam às 8h e terminam ao meio-dia.
O coordenador do Projeto Meros do Brasil, na Bahia, Dó Galdino diz que as ações de educação ambiental caracterizam uma provocação: “fazemos um pouco diferente com intervenções artísticas e manifestações culturais junto ao processo de educação ambiental, isso provocar a sociedade frente a essas questões e problemáticas socioambientais”.
Para ele, os malefícios afetam diretamente as espécies marinhas, como também toda a população costeira que sobrevive diretamente desses peixes, de todos os produtos extraídos de manguezais, mares e rios. “As populações são diretamente afetadas. Então, a consciência pode vir a partir do momento em que a população compreender essa interação entre rios, matas e oceanos e saber que o maior afetado são eles próprios. A intervenção artística faz buscar essa consciente e compreensão das responsabilidades de cada um e de maneira mais fácil”, afirma Dó.
O Projeto Meros do Brasil tem investido em ações de Educação e Comunicação Ambiental e vem chamando atenção para a importância da conservação das espécies ameaçadas de extinção e levar ao conhecimento de todos sobre as pesquisas realizadas em busca do equilíbrio dos ambientes naturais.