A comunidade acadêmica do IFBA Eunápolis recebeu na manhã da ultima quinta-feira 22, a 4ª edição do Caminhos do IFBA, projeto desenvolvido pela Reitoria do Instituto buscando promover aproximação com as atividades cotidianas dos campi, compartilhando os princípios de governança e contribuindo para a construção do diálogo. Respeitando o distanciamento social, a realização dos encontros aconteceu de maneira on-line, com os estudantes no turno matutino, e os servidores e colaboradores terceirizados no vespertino.
Iniciado com a lembrança e prestação de solidariedade e respeito às mais de 540 mil vítimas da Pandemia da Covid-19 e aos seus familiares, o Caminhos do IFBA apresentou a ação aos participantes e os indicadores de ensino do campus Eunápolis, mostrando números e também o significado prático deles: perfil do alunado, permanência e êxito, a estrutura física, o capital humano e alguns marcos históricos etc.
A Magnífica Reitora Luzia Mota lembrou que o IFBA está presente em mais de 20 cidades da Bahia e como a natureza multicampi atribui um aspecto único a cada uma das unidades, reafirmando o compromisso em equiparar as condições de aprendizado para os mais de 30 mil estudantes do Instituto, cumprindo assim com o papel social transformador da instituição “O que queremos é um IFBA forte, nós transformamos os estudantes e eles vão para o mundo e vocês transformam o mundo. Esse é o princípio da educação” destacou a gestora durante sua fala.
Isabela Sausmickt, estudante do curso técnico integrado em Edificações, concordou com a afirmação e explicou o motivo a partir da própria experiência “O IFBA me ajudou a estourar minha própria bolha de convivência e conhecimento. Sempre fui participativa em movimentos sociais, mas dentro do IFBA eu conheci outras realidades e a exposição a esses movimentos é ainda maior, o que definitivamente é muito bom. Os professores também são maravilhosos e a gente sabe que educação é muito importante para mudar a sociedade”.
Como os estudantes veem o enfrentamento ao assédio dentro do IFBA, a construção do plano para volta das atividades presenciais (ainda sem data definida) e o novo Ensino Médio também foram destacados. Explicações e informações que Enzzo Hosaki considera essenciais neste momento de distanciamento físico “Esse tipo de atividade é importante para nos informarmos melhor do porquê de várias coisas que vemos em nosso campus estarem acontecendo. Além disso, é muito bom termos essa aproximação dos servidores do IFBA, vermos que há planos para o futuro do campus, e chega a ser reconfortante lembrar que um dia tudo que estamos passando hoje em dia vai acabar. Enquanto estamos neste modelo de aulas on-line, infelizmente acabamos nos distanciando um pouco do IFBA e de todo o seu corpo. Mas, como disse anteriormente, pudemos ser informados sobre a atual situação do nosso campus, além do que podemos esperar para o futuro”, finalizou o discente.
O orçamento anual e a metodologia utilizada para divisão entre os campis também foi pauta no encontro, o corte nos valores destinados ao Instituto Federal e em específico ao IFBA Eunápolis (33% menor do que o ano anterior) foi apontado como um fator que dificultaria o retorno das atividades presenciais no momento, pois não haveria como arcar com o custeio das contas do campus e com as adaptações necessárias para garantir a segurança sanitária de toda a comunidade acadêmica “Esse corte veio como uma notícia muito triste pois sabemos a grandiosamente de nosso campus e como isso afetará diretamente em várias ações que já estavam planejadas. Acredito que para o retorno das atividades esse corte irá influenciar grandemente pois precisamos de medidas de biossegurança, investimento em equipamentos e produtos para dar segurança e uma certa tranquilidade a nós como servidores e aos discentes e familiares. Esperamos que, como foi abordado pela nossa reitoria, consigamos mudar esse quadro por meio da busca de novas parcerias”, relatou Nilceia Conceição, bibliotecária do campus.