A Ford foi condenada a pagar R$ 30 milhões por danos morais coletivos após encerrar suas atividades na fábrica de Camaçari, na Bahia, sem realizar a prévia negociação com o sindicato dos trabalhadores. A decisão foi tomada pela Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, em julgamento realizado no dia 31 de julho de 2025.
A montadora encerrou a produção em 2021, descumprindo acordos coletivos e contratos firmados, e só iniciou negociações após a deliberação pelo encerramento das atividades, o que configura falta de diálogo prévio obrigatório. O fechamento da fábrica provocou demissões em massa e impactos sociais e econômicos na região.
O Ministério Público do Trabalho (MPT) foi o autor da ação que resultou na condenação, destacando a importância da negociação coletiva prévia para evitar prejuízos aos trabalhadores. A empresa ainda pode recorrer.



