Uma investigação judicial eleitoral em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, pode resultar na cassação de quatro vereadores eleitos durante as recentes eleições municipais. A 127ª zona eleitoral está apurando uma possível fraude à cota de gênero, envolvendo os vereadores Elenice dos Reis dos Santos, Alana Vitória dos Santos Nascimento, Davi Moura de Jesus e Joazi Farias Maia, todos do Partido Liberal (PL). As informações são do Bahia Notícias.
A decisão judicial, revela que o PL teria lançado candidaturas femininas fictícias para cumprir a exigência legal de 30% de representação feminina. As evidências para essa alegação incluem a “ausência de atos efetivos de campanha”, votação ínfima, prestação de contas padronizada e movimentação financeira irrelevante. Por exemplo, Elenice e Alana receberam apenas 1 e 8 votos, respectivamente, e não realizaram campanhas nas redes sociais.
A situação é ainda mais preocupante, pois Elenice foi chamada para substituir a candidata Mia do Mamão, que foi considerada inapta e também obteve apenas 1 voto, sem qualquer campanha.
Outros candidatos e partidos também foram citados em investigações por supostas fraudes semelhantes. A influenciadora e cantora Rebeca Silva de Santana, por exemplo, conseguiu apenas 5 votos e não promoveu sua candidatura nas redes sociais, enquanto seus pais apoiavam outra candidata.