Mais uma grave denúncia expõe o descaso com a saúde pública em Itamaraju. Nossa equipe recebeu a informação na última quinta-feira, 4, dando conta de que diversos equipamentos médicos estavam escondidos e amontoados em um depósito no Hospital Municipal de Itamaraju (HMI), localizado no bairro Novo Prado.
Segundo a denúncia, os equipamentos estão localizados em uma ala com aparente aspecto de abandono, em meio a muita sujeira e lixo. No local aparentemente funcionava alguns leitos hospitalares, desativados em 2017 após o prefeito tucano Marcelo Angênica assumir a gestão municipal. Na sala ainda é possível notar havia instalação de oxigênio nas paredes, reforçando a informação de que se trata de leitos abandonados.
São camas, macas, cadeiras de banho e outros equipamentos novos, cobertos de poeira e sendo deteriorados com a ação do tempo. O funcionário que nos enviou as imagens disse estar revoltado, pois esses materiais estariam escondidos desde o início de 2017. “Estão guardando para fazer politicagem e entregar perto da eleição”, desabafou o servidor que preferiu não se identificar temendo perseguição.
Ainda segundo a denúncia, há outros equipamentos escondidos em outras salas. Recentemente o blogueiro Cássio Amaral mostrou o descaso e abandono do setor de emergência do hospital. Nas imagens é possível ver camas com colchões rasgados e paredes com muito mofo. Nossa equipe irá encaminhar as imagens para que o Ministério Público apure as causas do abandono desses equipamentos novos.