O Ministério Público do Trabalho (MPT) abriu um inquérito para apurar a morte de um pintor que caiu de um andaime no centro de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia. O acidente fatal ocorreu na última terça-feira, 23, quando Felipe Barbosa da Silva, de 36 anos, natural de Vitória, caiu de um andaime de sete metros de altura.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) socorreu a vítima e a levou para o Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB) em Teixeira de Freitas, onde ele veio a falecer. A Polícia Civil e a Polícia Técnica estão investigando o caso, e o MPT também solicitará perícia trabalhista no local, visando apurar as circunstâncias do acidente e o cumprimento das normas de saúde e segurança do trabalho pelo empregador, ainda não identificado.
Os acidentes de trabalho têm sido uma preocupação crescente na Bahia, levando o MPT a investigar a precarização das condições de saúde e segurança, especialmente em setores como construção civil, garimpo, telefonia e eletricidade. A questão da saúde e segurança no ambiente de trabalho é uma das principais causas de investigações pelo MPT. Dos 903 inquéritos ativos até junho deste ano, 269 estão relacionados ao ambiente de trabalho, com 216 investigando acidentes.
Em 2023, foram abertos 1.229 inquéritos, sendo 370 sobre o ambiente laboral, com a maioria relacionada a acidentes típicos ou equiparados. Em 2022, foram iniciados 1.311 inquéritos, com 376 sobre o ambiente de trabalho e 297 sobre acidentes típicos ou equiparados. A atuação do MPT visa garantir a segurança e proteção dos trabalhadores em diversos setores, buscando prevenir acidentes e assegurar o cumprimento das normas trabalhistas.