A região de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, e Caravelas, no Extremo Sul da Bahia, estão se tornando um eixo logístico nacional, impulsionado pela integração entre portos e ferrovias. Historicamente, o Espírito Santo teve um papel importante na logística brasileira, mas a área de São Mateus ficou alheia a essa centralidade devido à falta de infraestrutura portuária moderna e conexões ferroviárias.
Essa realidade está mudando com a construção de Terminais de Uso Privado (TUPs), como o Terminal de Urussuquara, que promete revolucionar a logística no norte capixaba. Este terminal, que foca em eficiência e sustentabilidade, será responsável por operar com cargas gerais, fertilizantes, contêineres e grãos, mantendo um forte compromisso com projetos ambientais e sociais.
A conexão do TUP de Urussuquara com o TUP de Caravelas, situado a cerca de 120 km de distância, reforça a logística regional, viabilizando um sistema multimodal eficiente para o escoamento de mercadorias. Essa interação poderá criar uma “janela logística”, reduzindo a dependência de portos congestionados.
O eixo logístico entre São Mateus e Caravelas está em sintonia com a estratégia nacional de reequilibrar a matriz de transporte e fortalecer o conceito de Arco Leste, criando novas rotas de exportação e importação entre o Centro-Oeste, Norte de Minas e a costa leste do Brasil.