No local histórico onde foi celebrada a primeira Missa após a invasão portuguesa, a ancestralidade e a força da cultura indígena ganham vida através dos XVII Jogos Indígenas Pataxó – evento que ocorre anualmente no mês de abril, no Parque Indígena Praça do Cruzeiro, na Aldeia Pataxó em Coroa Vermelha, município de Santa Cruz Cabrália. Com a participação de mais 800 indígenas entre homens e mulheres, de 20 aldeias, este ano, os jogos iniciam nesta quinta-feira, 18, e seguem até sábado, 21.
O evento esportivo organizado pelo Movimento Indígena da Bahia (MIBA) terá por mais um ano o apoio do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), com um investimento de mais de R$ 250 mil. A parceria faz parte das ações de fortalecimento das políticas públicas voltadas aos povos originários da Bahia, em especial no âmbito do esporte indígena e sua tradição.
Durante os jogos, as comunidades Pataxós se reúnem para participar de uma série de torneios tradicionais, que incluem arco e flecha, corrida com tora, cabo de guerra, canoagem, arremesso de takape, corrida rústica, corrida de maraká, patxiw mika’way, zarabatana e luta corporal. Além das modalidades específicas, serão realizadas disputas de futebol de campo, natação e prova de conhecimentos focados na promoção, preservação e difusão das manifestações culturais indígenas.
Para o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, o evento tem uma importância para fortalecimento do esporte indígena. “Para os povos indígenas, os jogos esportivos são muito mais que uma competição. São um ritual de celebração da identidade, tradição e resistência. Além das competições, o evento também abre espaço para desfiles, feira de artesanato indígena, mostra das vestimentas, apresentações culturais, pinturas corporais, entre outros”.
As delegações serão recepcionadas nesta quarta-feira, 17, a partir das 14h, enquanto a abertura oficial do evento está marcada para as 15h desta quinta-feira, 18, com apresentação cultural, homenagem às representações indígenas e cerimônia oficial. Já as competições ocorrem na sexta-feira, 19, e sábado, 20, com apresentação cultural sempre na abertura e encerramento.
Confira a programação completa abaixo:
Quinta-feira – 18
15h – Abertura oficial
Sexta-feira – 19
08h – Apresentação cultural das delegações na arena
09h – Corrida de Maraká
10h30 – Zarabatana
12h – Almoço (Mãgutxi)
13h30 – Apresentação cultural
14h – Arco e flecha
15h30 – Luta corporal (Patxywmywkâ’ây)
18h30 – Apresentação cultural
Sábado – 20
08h – Apresentação cultural das delegações
08h30 – Corrida rústica
09h30 – Canoagem
10h30 – Arremesso de takape
12h – Almoço (Mãgutxi)
14h – Corrida de tora
15h – Cabo de guerra
16h30 – Desfile pataxó
18h – Encerramento do evento