O Coordenador do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS) do Governo Federal, Lucas Lobão, teve seu afastamento do cargo publicado na edição do Diário Oficial da União na manhã desta segunda-feira,20, por supostamente estar envolvido no esquema apelidado como “Máfia das Caixas D’água” que apontou um sobrepreço de quase R$ 192 milhões em uma licitação.
Antes de assumir a função no órgão federal, Lucas atuou como chefe de gabinete do vereador de Salvador Alexandre Aleluia (DEM), com quem aparece ao lado na foto acima. Advogado ligado ao DEM baiano, a ACM Neto e ao Deputado Adolfo Viana, Lobão também atuou como assessor técnico da Secretaria da Administração da Prefeitura de Salvador em 2008.
Um relatório elaborado em 2020 pela Controladoria-Geral da União (CGU) identificou sobrepreço estimado de até R$ 192 milhões na aquisição de reservatórios de água de polietileno realizada pela a Coordenadoria Estadual na Bahia (CEST-BA), sob o comando de Lobão.
”As situações produzem um potencial risco de prejuízo ao erário, de modo que se firma o entendimento quanto à necessidade premente de adoção de medidas de saneamento a serem adotadas para mitigação dos riscos envolvidos nessa contratação”, diz o órgão de controle interno em seu relatório. Segundo a CGU, o diretor geral do DNOCS, Fernando Marcondes de Araújo Leão, determinou a suspensão do pregão em setembro do ano passado.
Em 2020 Lucas Lobão foi o responsável por enviar milhares de caixas d’água para a prefeitura de Itamaraju que deveriam ser utilizadas no combate à seca. No entanto, de acordo com uma Ação que corre na Justiça Eleitoral de Itamaraju, as caixas teriam sido utilizadas para compra de votos por parte do Prefeito Marcelo Angênica, seu vice Dalvadisio Lima e também de candidatos a vereadores.
Se julgado procedente, a justiça eleitoral poderá cassar o mandato de Marcelo Angênica e Dalvadisio Lima deixando-os inelegíveis por até 8 anos, além de ordenar a realização de novas eleições. De acordo com a legislação, o presidente da Câmara Municipal, Rubens do Hospital, assumiria a prefeitura até as eleições.