A 1ª Promotoria de Justiça de Itamaraju, na Bahia, instaurou um Procedimento Preparatório para investigar denúncias de favorecimento e suposto falso cadastramento de ambulantes para o São João 2025, que ocorrerá entre 18 e 21 de junho no Parque de Exposições.
A festa tem como atrações Calcinha Preta tendo como atrações Léo Magalhães, Robério dos Teclados, Nadson o Ferinha, Kaio Oliveira e Gatinha Manhosa. A denúncia, veiculada nas redes sociais, aponta irregularidades no processo de seleção promovido pela Prefeitura Municipal de Itamaraju.
Os comerciantes alegam que, apesar de um chamamento público feito em 16 de maio, declarando um prazo de três dias para o cadastramento, muitos não foram selecionados devido a uma suposta “lista de espera” que priorizava quem já havia trabalhado em eventos anteriores. Além disso, aponta-se que duas pessoas que não estavam na lista de espera foram incluídas, levantando suspeitas de que “os pontos já são cartas marcadas” para indivíduos ligados à gestão municipal.
Diante disso, o Ministério Público requisitou com urgência cópias integrais do procedimento administrativo do cadastramento, incluindo editais, listas de inscritos, justificativas para a prioridade a ex-vendedores e informações sobre as desistências mencionadas. O prazo para o cumprimento das solicitações é de cinco dias.



