A 1ª Promotoria de Justiça de Itamaraju anunciou a prorrogação da investigação referente à Notícia de Fato que trata de possíveis práticas de improbidade administrativa e ilegalidades atribuídas ao prefeito de Itamaraju, Marcelo Angênica (PSDB) e as empresas CS Santana Santos Laboratórios e Itamaraju Clínica Médica Eireli também conhecida como Itaclínica. A decisão de prorrogar a investigação foi tomada pela Promotora de Justiça em exercício, Andréa Ariadna Santos Correia.
A Notícia de Fato foi instaurada em 26 de maio de 2022, a partir de um ofício encaminhado pela 2ª Promotoria de Justiça de Itamaraju, que levantou indícios de possíveis atos de improbidade administrativa e ilegalidades envolvendo as partes mencionadas que funcionam na Itaclinica. Com base nas normativas legais aplicáveis, a investigação foi prorrogada pelo prazo de 90 dias, conforme determinado pela Resolução CNMP nº 174/2017 e pela Resolução nº 11/2022 do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público da Bahia.
O prefeito Marcelo Angênica também é acusado de sucatear a saúde local, em especial o hospital de Itamaraju para assim forçar que pacientes procurem atendimento em sua clínica particular. Recentemente pacientes estão reclamando que o raio-x da unidade hospitalar está quebrado há meses e os pacientes estão sendo obrigados a pagar o exame na clínica do prefeito.
Nesses casos, a prorrogação visa aprofundar as apurações e esclarecer os fatos relativos às possíveis irregularidades apontadas, garantindo a integralidade e a imparcialidade do processo investigativo.