Close Menu
Siga a NotíciaSiga a Notícia
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp TikTok Telegram
    Siga a NotíciaSiga a Notícia
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
    • Início
    • Agronegócio
    • Política
    • Economia
    • Entretenimento
    • Vídeos
    • Religião
    • VC Reporter
    Siga a NotíciaSiga a Notícia
    Início»Justiça»MPBA lança núcleo de tratamento de conflitos agrários na Bahia
    Justiça

    MPBA lança núcleo de tratamento de conflitos agrários na Bahia

    Por: Amintas de Jesus | MTB/BA 687512 de julho de 2025
    Compartilhe: WhatsApp Facebook Twitter Telegram
    MPBA lança núcleo de tratamento de conflitos agrários na Bahia
    O núcleo contará com a colaboração de diversos centros de apoio. Foto: Sérgio Figueiredo
    HTML tutorial

    Durante a programação do PGJ Itinerante, realizada entre os dias 9 e 11 de julho em Barreiras, o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) lançou oficialmente o Núcleo de Tratamento de Conflitos Agrários e Fundiários (Nuaf). Este novo órgão, instituído pelo procurador-geral de Justiça, Pedro Maia, visa atuar na pacificação de conflitos relacionados à terra, oferecendo um espaço colaborativo onde a solução para essas questões será construída de forma conjunta, envolvendo a sociedade e o MPBA.

    HTML tutorial

    Com sede em Salvador, o Nuaf desenvolverá atividades em todo o território baiano, promovendo ações tanto judiciais quanto extrajudiciais. O núcleo contará com a colaboração de diversos centros de apoio, que proporcionarão suporte técnico especializado. Os promotores de Justiça designados para compor o núcleo têm a responsabilidade de incentivar a mediação de interesses e buscar soluções pacíficas, priorizando a construção de um diálogo eficaz com as comunidades envolvidas. Especialmente no extremo sul da Bahia, onde o clima de tensão é palpável devido à disputa por terras entre diferentes grupos, a atuação do Nuaf é esperada com grande expectativa.

    LEIA TAMBÉM
    • Avião usado por deputado faz pouso de emergência na região de Irecê
    • PM apreende mais de mil pedras de crack e cocaína em Itamaraju

    A criação do Nuaf é um passo estratégico para o MPBA, que busca enfrentar e prevenir disputas coletivas relacionadas a terras urbanas e rurais. Segundo dados apresentados durante o evento, a Bahia possui um histórico de tensão e vulnerabilidade social nas questões agrárias, com 131 comunidades tradicionais identificadas, das quais 76% ainda não têm regularização territorial. A expectativa é que a atuação do novo núcleo no extremo sul baiano contribua para a pacificação de conflitos, promovendo uma abordagem que priorize o diálogo e a mediação. O MPBA deve identificar, mapear e dialogar sobre os conflitos, promovendo a segurança jurídica e o respeito aos direitos coletivos das comunidades tradicionais, essencial para garantir uma convivência harmônica sob um clima historicamente tenso.

    Bahia Conflitos Agrários Direitos Coletivos Extremo sul Justiça Mediação MPBA Núcleo de Tratamento Pacificação
    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Telegram Copy Link

    VEJA TAMBÉM

    Política

    Avião usado por deputado faz pouso de emergência na região de Irecê

    15 de setembro de 2026
    Política

    “Se Belitardo participar, Jerônimo ganha em Teixeira”, afirmou João Bosco antes da carreata

    13 de setembro de 2026
    Política

    Prefeito de Caravelas reafirma apoio a Jerônimo durante agenda no Extremo Sul

    13 de setembro de 2026

    Avião usado por deputado faz pouso de emergência na região de Irecê

    15 de setembro de 2026

    PM apreende mais de mil pedras de crack e cocaína em Itamaraju

    15 de setembro de 2026

    Suspeito de sequestrar e matar adolescente de 17 anos é preso em Itabela

    15 de setembro de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
    • Sobre nós
    • Termos de Uso
    • Privacidade

    Digite o texto acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.