Os atendimentos na UPA 24H, situada no bairro Frei Calixto contam agora com nova modalidade. Por meio da parceria do Governo do Estado, em ação integrada a Prefeitura Municipal, o local está sendo transformado emergencialmente numa Unidade Sentinela, referência para o atendimento de casos suspeitos e confirmados de COVID-19.
Com previsão de funcionamento para a próxima semana, a estratégia visa prestar assistência qualificada à população, como resposta da https://sigaanoticia.com.br/wp-content/uploads/2021/11/estudos-1.gifistração pública para continuar contendo a disseminação do coronavírus.
A prefeita Cláudia Oliveira enfatiza a atuação conjunta entre governo estadual e gestão do município. “Com essa e outras frentes de ação que estamos adotando com todo apoio participativo do governo estadual, a nossa intenção é ampliar a qualidade e resposta hábil no enfrentamento ao coronavírus, para que a população continue recebendo o melhor atendimento possível e juntos possamos manter a redução no número dos casos”, pontua.
Atendimento exclusivo
Dividida ao meio, com entrada independente, a unidade passa
a concentrar os atendimentos das pessoas que apresentem sinais e sintomas de síndrome gripal, sendo submetidas a triagem e avaliação com equipe multidisciplinar específica.
Estrutura técnica e profissional
Estrategicamente montada com uma ala exclusiva de estabilização, composta por 8 leitos, a semi UTI oferece pronto atendimento totalmente equipado para realização de possíveis intercorrências. Os leitos possuem 2 metros de distância entre eles.
Entre os equipamentos existentes, a unidade possui oxigênio, monitor, multiparâmetro, respirador, oxímetria, bomba de infusão, com profissionais qualificados e capacitados para oferecer cuidados necessários no intuito de evitar contaminação cruzada entre os pacientes.
Para o atendimento do paciente que apresentar instabilidade ou gravidade no quadro clínico, será encaminhado para sala de urgência, com 5 leitos de tratamento semi intensivo. Os possíveis casos com maior condição crítica serão transferidos para o Hospital Luís Eduardo Magalhães.