Se depender da presidente da Câmara de Itamaraju Joseni Alves (PSD), conhecida como Ny, todos os atos obscuros da gestão do prefeito Marcelo Angênica, passivos de investigação, serão apurados pelo legislativo.
Por conta disso, a vereadora esteve na Câmara na manhã desta segunda-feira 9, e junto com o vice presidente da casa, vereador Daniel Nascimento, determinou o desarquivamento de quatro Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) abertas na gestão passada e arquivadas pelo legislativo.
Após o ato de Ny, o corpo jurídico da Câmara, que tem à frente o advogado Wanderson da Rocha Leite, fica autorizado a adotar todas as medidas legais a fim de reabrir os processos para apurar supostas irregularidades cometidas pelo chefe do executivo municipal.
De acordo com Ny, entre as comissões que devem ser desarquivadas estão a CPI da Covid, CPI da Embasa, Máquina de asfalto e ainda outra CPI que investiga um Contrato de concessão do serviço municipal de água em desacordo com a lei orgânica municipal.
A vereadora destacou que a sociedade itamarajuense merece que todos os fatos não investigados sejam expostos à luz da verdade e da justiça.
“Além de fazer as leis, também temos o papel de guardiões da sociedade”, disse a vereadora ao defender incansavelmente a independência do legislativo.