Em uma iniciativa alinhada à campanha Setembro Amarelo, dedicada à prevenção ao suicídio e à promoção da saúde mental, a Suzano realizou o plantio de 70 mudas de ipês amarelos em Teixeira de Freitas. A ação contou com a participação de aproximadamente 130 colaboradores das áreas florestais da empresa, reforçando a conscientização sobre a importância do tema.
O evento, que ocorreu no Centro da Manutenção da empresa, incluiu não apenas o plantio das mudas, mas também uma palestra e um bate-papo sobre saúde mental. O plantio dos ipês amarelos vai além da simbologia da vida, renovação e esperança, representando o compromisso da Suzano em promover o bem-estar e a importância do diálogo sobre saúde mental como forma de prevenção ao suicídio.
Eliana Vinco, Assistente Executiva na Suzano e embaixadora da ação, enfatizou que cada ipê plantado é um lembrete visual do poder do cuidado, da empatia e da esperança que cada um pode oferecer ao próximo. Além disso, cada muda plantada receberá uma placa com a assinatura do colaborador responsável, permitindo que eles acompanhem o crescimento da árvore e relembrem a relevância do cuidado com a saúde mental.
Durante o evento, o psicólogo Denire Morais, integrante do time de Qualidade de Vida da Suzano, abordou o tema “Seja a ajuda que o outro precisa”, fornecendo informações essenciais sobre prevenção, cuidados e sinais de alerta relacionados ao suicídio. Reconhecendo que o suicídio é resultado de uma crise na saúde mental, Denire ressaltou a importância de reconhecer os sinais de alerta e oferecer ajuda a quem precisa.