O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) decidiu, por unanimidade, manter a posse de Milton Ferreira Guimarães, conhecido como Bentivi (PSB), como prefeito eleito de Itanhém. A decisão foi tomada em uma sessão realizada na tarde desta terça-feira 13.
Bentivi, que obteve 54,6% dos votos válidos nas últimas eleições, teve sua candidatura questionada devido à rejeição de contas referentes aos anos de 2015 e 2016, quando também ocupou o cargo de prefeito. No entanto, em setembro deste ano, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) rejeitou os efeitos das decisões da Câmara Municipal, tornando a candidatura do ex-prefeito apta para a eleição.
O desembargador Moacyr Pinta Lima foi o último a votar a favor de Bentivi no TRE-BA. Ele havia solicitado vista do processo, mas acabou acompanhando o relator, Maurício Kertzman, que desconsiderou os recursos apresentados contra a candidatura do prefeito eleito.
Com essa decisão, Bentivi poderá assumir oficialmente o cargo, dando continuidade ao seu trabalho à frente da prefeitura de Itanhém.