Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento da invasão da Fazenda Jarapa Grande, em Prado, no extremo sul da Bahia, onde o indígena João Celestino Lima Filho, de 50 anos, foi baleado e morreu. As imagens revelam agressões contra a família dos fazendeiros durante o confronto, que ocorreu na madrugada de sexta-feira 4.
Os dois homens envolvidos no incidente apresentaram sua versão dos fatos à polícia. Os suspeitos relatam que estavam dormindo na sede da fazenda quando foram surpreendidos por um grupo de cerca de 20 indígenas armados com pedaços de madeira e facões. De acordo com os fazendeiros, a invasão foi violenta, e eles alegam que os disparos efetuados foram em legítima defesa.
Os suspeitos afirmam que a pistola utilizada no episódio falhou após alguns disparos, levando a uma luta corporal entre um dos homens e João Celestino, durante a qual a arma teria sido tomada pelo indígena. Um dos fazendeiros também alega ter ficado ferido no confronto e fez exames de lesão corporal.
A pistola, que estava devidamente legalizada, foi apreendida pela polícia, juntamente com três munições deflagradas e um pedaço de madeira. O caso, inicialmente registrado como tentativa de homicídio, esbulho possessório com uso de violência e lesão corporal, está sendo investigado pela Delegacia Territorial de Prado.