O secretário da Agricultura da Bahia, Vivaldo Góis, cumpriu agenda em Brasília nesta quinta-feira 18, para defender uma série de demandas do agro baiano junto a cinco órgãos do Governo Federal. A comitiva da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) levou propostas voltadas ao fortalecimento da produção rural em diversas regiões do estado.
Entre as principais pautas apresentadas por Vivaldo Góis estão o melhoramento genético de ovinos e caprinos, a ampliação da infraestrutura de abate, a implantação de projetos para aproveitamento de poços com água salobra no semiárido e o apoio à citricultura baiana. “Cada uma dessas pautas representa um compromisso direto com o produtor baiano, da genética animal à citricultura”, afirmou o secretário.
A agenda incluiu reuniões no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Ministério da Pesca e Aquicultura, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Também foram discutidas ações para a pesca e aquicultura, agricultura familiar e o Programa Garantia-Safra.

Para Vivaldo Góis, a agenda fortalece a presença da Bahia nas discussões nacionais do setor. “A agenda em Brasília reforça o estado como interlocutor estratégico das políticas federais para o agro nordestino”, destacou. Segundo a Seagri, o objetivo é ampliar investimentos e fortalecer políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do campo baiano.



