A ‘Operação Mata Atlântica em Pé’, comandada pelos Ministérios Públicos da Bahia e de outros 16 estados brasileiros foi deflagrada nesta segunda-feira 21, para coibir os desmatamentos e proteger as regiões de floresta que integram o bioma da Mata Atlântica.
As atividades serão desenvolvidas em nas regiões da Costa das Baleias, Costa do Descobrimento e Litoral Norte. Na Bahia, além do MP, participam os institutos Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), e a Polícia Militar.
As atividades serão desenvolvidas em nas regiões da Costa das Baleias, Costa do Descobrimento e Litoral Norte. Segundo o promotor de Justiça Fábio Fernandes, o intuito é identificar e responsabilizar adequadamente os infratores por supressões indevidas de vegetação.
Participam da operação os MPs de todos os estados brasileiros que abrigam o bioma da Mata Atlântica.
O final das atividades está previsto para o dia 1º de outubro, com apresentação dos resultados no dia seguinte. Em 2019, foram vistoriadas 559 áreas, constatando-se mais de 5,4 mil hectares desmatados sem autorização dos órgãos públicos, o que resultou na aplicação de R$ 25 milhões em multas.